Translate

terça-feira, 30 de abril de 2013

ENTREVISTA - Cambones, sem esconder nada...



O Cambones é uma nova formada por reconhecidos músicos da cena paulista. E como não poderia deixar de ser, sempre tem muito a mostrar e  dizer... Acompanhe uma conversa descontraída com o vocalista Carlão, que além de não poupar elogios e críticas, consegue tornar uma simples conversa numa experiência única.




Acervo Clave: Fale um pouco de como o Cambones se formou?

Carlão: Eu e o Panda Reis cursamos a faculdade de História juntos e desde de 2007 estávamos tentando montar um lance. Tentamos alguns projetos, que nunca vingaram por causa da falta de tempo e do abuso de álcool e tudo mais. Porém no inicio de 2012, já "totalmente" sóbrios decidi retomar minha antiga banda (o Filme B) e chamei o Panda para ser o batera. Fizemos alguns ensaios e um único show, foi o bastante para percebermos que precisávamos fazer algo que começasse do zero. Para tudo dar certo, tomamos um cuidado especial, só faria parte da banda amigos de verdade, que não houvesse nenhum tipo de frescura ou vaidade e que tivéssemos realmente prazer em tocar e se expressar juntos. Foi assim que juntos de Germano Pires e Artur Fontenelle, o Cambones foi formado.

AC: Como foi o primeiro ensaio da banda, já que ela é formada por músicos com características diferentes e que tocam estilos musicais diferentes?

Carlão: Foi tudo muito natural, os gostos de uma forma geral são muito parecidos. Quase tudo baseado no que escutávamos nos anos 80, do punk rock, hardcore e metal.
Nosso primeiro trabalho deixa claro que ainda não havíamos encontrado a veia da banda, a coisa simplesmente aconteceu, reaproveitamos sons de projetos antigos em que participamos e fomos criando coisas novas já durante as gravações. No momento e já com mais tempo juntos, tanto no estúdio, quanto nos palcos encontramos a pegada certa da banda.
Porém, não estamos presos em nada, o Germano manda um riff, eu tenho uma idéia (geralmente faço músicas com os instrumentos na forma bocálica (risos), o Panda solta uma batida e a coisa vai fluindo.
Não temos o costume de sentar para criar, a coisa vem do nada e nos momentos menos esperados.

AC: Porque o baixista Artur Fontenelle saiu da banda, e como vocês encontraram o substituto? E qual é a formação da banda hoje?

Carlão: Bem, vale lembrar que a banda contou com 2 vocalistas dividindo o palco durante todo o ano de 2012 e em uma apresentação em 2013. O grande amigo, Rodrigo Treta, que mandou muito bem ao meu lado.
Quanto ao Artur, sua saída foi uma decisão dele, precisava de tempo para resolver problemas pessoais e profissionais. Mas é claro que ele sempre estará com a gente, fizemos um show fechado no último dia 20 de abril em que ele foi o baixista por exemplo. O mesmo se deu com o Rodrigo, que se ausentou devido a problemas pessoais.
Quanto ao baixista novo, trata-se do Camarão Figueiredo, meu amigo de longa data. Sempre conheci seu potencial tocando baixo e de sua influencia hardcore-punk com o instrumento. Como ele sempre aparecia na baderna que são nossos shows, e que por isso se tornou amigo de todos da banda, decidimos convidá-lo mantendo o espírito de só haver amigos ao nosso lado.

AC: Cambone é uma atividade exercida nos terreiros de umbanda, onde um pessoa é encarregada de auxiliar as entidades, os médiuns e os dirigentes do terreiro. A banda foi batizada com este nome por isso ou  tem uma outra conotação?

Carlão: Tiramos o nome exatamente daí, pois minha patroa frequenta a umbanda.
Mas foi uma decisão tomada meramente pela sonoridade que o nome possuí. Depois viajamos na idéia da junção do nome que poderia formar a frase "coming bones". E foi daí que surgiu a letra da música, "Que venham os ossos".

AC: Cada vez mais vemos o nome do Cambones espalhado pela cidade, ou seja, a quantidade de shows feitos pela banda nos mostra que vocês correm atrás e fazem as coisas acontecerem, quais as maiores dificuldades que vocês encontram na hora de agendar esses shows???

Carlão: JP você conhece muito bem a "cena" e sabe que o que mais rola são as "panelinhas" e lugares que tratam as bandas autorais como se essas tivessem pedindo algum favor.
Pois bem, nossa forma de agendamento segue a mesma receita da banda, ou seja, agendamos shows em lugares que nos dão algum valor e sempre com bandas de parceiros no line-up. Nesse caso, isso não configura uma chamada "panela", pois estamos sempre dispostos a abrir o esquema para qualquer banda que se interessar por um trabalho sincero.
Muitas vezes, temos que levar os próprios equipamentos para fazer a coisa acontecer, mas tudo isso é gratificante e também serve para evitar agenciadores picaretas e que não se importam nem um pouco com o som das bandas.
Além do mais o que vale é ver cada vez mais gente colando nos shows e "gritando" nossas letras.

AC: Se me permite um aparte, o que move a cena de qualquer estilo musical em nosso país é a lei do lucro fácil, do ganhar e ganhar... Mas, voltando ao assunto, quais os planos da banda para o futuro???

Carlão: Exatamente, o maldito lucro desmedido. Por essas e outras pretendemos continuar nossa batalha pelo simples prazer de fazer um som sincero e estar entre amigos. Tem muita gente que quando vai ao nosso show comenta, "Parece uma família, uma gang". E essa integração é o que buscamos sempre.
Bem, começaremos no inicio de maio a gravação do disco novo, dessa vez ele será lançado de forma física e não apenas virtual como o primeiro.
As músicas desse novo trabalho são mais rápidas e agressivas e algumas já podem ser ouvidas em nossos shows.
Fora o disco, estamos concluindo um vídeo clip todo feito em animação da música "10%", que faz refletirmos sobre a questão da indústria da igreja no país.
Também estamos pensando em remixar o primeiro trampo para lança-lo futuramente de forma física.
E como diria o grande Panda Reis, "aí é só tocar, tocar, compor, tocar e tocar mais e mais"

AC: Para finalizar deixe uma mensagem aos leitores e os contatos para quem quiser saber mais sobre o Cambones...

Carlão: A mensagem que posso deixar pra galera é que "garimpem" mais os sons como fazíamos na época das demos k7 e lps, tem muita coisa boa escondida, além do que é mencionado pela grande mídia. E pra "garimpar" agora tá mais fácil com o tal do youtube.
Ah!!! Colem nos nossos shows e façam parte da nossa bagunça!!!  No site dá pra checar nosso primeiro trabalho, que mudou e muito de lá pra cá, mas vale a pena dar uma sacada. Entrem no youtube e coloquem lá, "Cambones Skate", que aparecem muitos videos de shows.
É isso aí JP, valew a força e grande abraço!!!

Contatos:
www.cambones.com.br
(11) 95496-7600

Próximos shows
05 de maio Santo André/SP
25 de maio São Paulo/SP
08 de junho Arujá/SP

FORMAÇÃO
Carlão Rodriguez-voz
Panda Reis-bateria
Germano Pires-guitarra
Camarão Figueiredo-baixo

0 comentários:

Lembre-se que a minha opinião não é a dona da razão, cada um tem um gosto diferente, e temos que respeitar as diferenças.